Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bolo Amanteigado de Laranja - sem glúten

Foto: Carla Serrano

Rendimento: cerca de 10 porções

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de arroz (100g)
1 xícara (chá) de polvilho doce (100g)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de amêndoas (150g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara (270g)
4 gemas (80g)
1 tablete de manteiga (200g)
1 colher (sopa) de raspas de laranja (6g)
4 claras em neve (160g)
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:
Misture a farinha de arroz com o polvilho, a farinha de amêndoas e o fermento e reserve. Na batedeira bata o açúcar com as gemas, a manteiga e as raspas até obter um creme leve e esbranquiçado. Sem bater, adicione os ingredientes reservados alterando delicadamente com as claras em neve. Despeje na fôrma untada (20x7cm - 2.100ml) e forrada com papel-manteiga também untado e asse no forno preaquecido 180oC até que, ao espetar um palito este saia seco, por cerca de 50 minutos. Desenforme morno e, depois de frio, polvilhe com o açúcar de confeiteiro.


Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

8 comentários:

  1. Oi,

    Tenho intolerância à lactose e à glúten, portanto queria saber de você se é possível fazer a substituição da manteiga por algo sem leite que ainda permita o sucesso do bolo

    Obrigada.

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana!
      Eu não fiz o teste com a substituição por creme vegetal. Mas este seria o ingredientes para a tentativa. Caso resolva por tentar, não bata muito o creme vegetal, pois ele já é bem macio. O que pode acontecer de diferente é a massa ficar um pouco mais pesada, pois a composição do creme vegetal é um tanto líquida e com menos gordura.
      Abs

      Excluir
  2. Olá! pelo que sei a Manteiga Ghee, usada pela culinária Ayurvédica, está isenta a Lactose. Da uma Olhada, aqui em casa eu uso!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. OLa, Carla!!
    Amo suas receitas, elas sao fantasticas!! Ja fiz 4 vezes o bolo de cenoura e ate quem nao eh celiaco adora. Sera que o acucar comum pode ser substituido pelo demerara? Eu moro nos EUA e nao encontrei.
    bjos e muito obrigada
    Ferrnanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, boa noite!
      Que bom que gosta das minhas receitas :)
      Pode substituir o demerara por refinado comum no mesmo peso.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá Carla,

    Primeiramente queria agradecer sua atenção...
    É possível substituir a farinha de amêndoas por outra que não seja soja? Mesmo se a textura fica rum pouco diferente, não tem problema.
    Abraços e Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pode substituir por farinha de castanha de caju (castanha moída), ou de amendoim ou de nozes ou de castanha-do-pará.
      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.