Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

domingo, 15 de julho de 2012

Pão Multigrãos - sem glúten

Foto: Carla Serrano

Rendimento: cerca de 7 fatias

Ingredientes:
2 ovos (120g)
1 pote de iogurte natural (200g)
2 colheres (sopa) de manteiga derretida (40g)
5 colheres (sopa) de leite (75ml)
3 colheres (sopa) rasadas de açúcar refinado (30g)
1 colher (chá) de sal (5g)
1 colher (sopa) rasada de farinha de painço (7g)
2 colheres (sopa) rasadas de gergelim (16g)
2 colheres (sopa) rasadas de linhaça escura (20g)
2 colheres (sopa) rasadas de chia (18g)
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada (12g)
2 xícaras (chá) de farinha de arroz (200g)
1/2 xícara (chá) de polvilho doce (50g)
3 colheres (chá) de goma xantana (6g)
1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo (5g)
1 colher (sopa) de linhaça escura para polvilhar
1 colher (sopa) de gergelim para polvilhar

Preparo:
Na fôrma da máquina de pão, coloque os 6 primeiros ingredientes. Em uma tigela, junte os outros ingredientes e incorpore-os muito bem. Despeje os ingredientes secos na fôrma e ligue a máquina de pão. Quando parar o batimento da massa, polvilhe a linhaça e o gergelim para decorar. O meu pão foi assado em uma máquina que só processa fermentação única (um só amassamento no início). Foram 15 minutos de amassamento, 20 minutos de descanso e 40 minutos de cozimento.

Dica:
É importante que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente.



Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

42 comentários:

  1. Que lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Peninha que viajo amanhã e não tenho tds os ingredientes na mão. Farei assim que voltar. Grande beijo e muito obrigado pelo carinho e capricho das receitas que agradam a tds os paladares, celiacos ou não, aqui em casa tds gostam.

    ResponderExcluir
  2. Carla, muito interessante a receita, mas dá para substituir ou não usar açúcar? E seu eu não quiser a máquina de pão? Posso eu mesma juntar todos os ingredientes e sovar o quanto necessário, deixar crescer e depois assar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana! O açúcar é o "alimento" do fermento, por isso não aconselho retirá-lo da receita. É possível prepará-lo manualmente. Junte os ingredientes e bata com um batedor de arame está obter uma massa homogênea. Reserve para crescer e asse no forno preaquecido 180º até que, ao espetar um palito, este saia seco. Abs.

      Excluir
  3. Gente acabo de descobrir seu blog e estou adorando as receitas!
    Que pao mais lindo, vou testa-lo!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bom que está gostando, obrigada. Este pão é muito saboroso! Abs

      Excluir
  4. Olá Carla!...Delícia de Receita!!!
    Quero saber se posso substituir a goma xantana pelo CMC ?...e, qual a quantidade?...vou testar este Pão...tá muito lindo!!!
    Abs
    Victória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victória, obrigada! Pode substituir pela mesma quantidade. A goma xantana ou cmc é para dar um pouco de elasticidade à massa, mas como a quantidade que coloquei na receita é bem pequena, depois de frio, fica melhor se ligeiramente aquecido. Abs

      Excluir
  5. Oi Carla adorei seu site, certamente farei muitas receitas, estou tentando ficar sem comer glúten, pois sou celíaca, mas sem pão eu não fico!!!Adorei a receita, mas posso substituir a farinha de painço por outra?
    Agradeço a atenção!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rachel, que bom que gostou, obrigada! Pode substituir a farinha de painço pela mesma quantidade de farinha de linhaça. Abs

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Carla

    Tudo bem? Eu já vi o ingrediente Goma Xantana em outras receitas e deixei de fazer porque não encontro em lugar nenhum. Ninguém sabe o que é isso.... Onde encontro????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Terezinha!
      A goma xantana é um aditivo que dá elasticidade à massa para que o pão ou bolo não fique esfarelando tanto. É difícil de ser encontrada mesmo. Segue o link de uma loja em São Paulo que vende pela internet, inclusive em pequenas porções: http://lojabondinho.com.br/index.php/catalogsearch/result/?q=goma+xantana&x=0&y=0
      Abs

      Excluir
  8. Carla, gostaria de saber onde você comprou a farinha de painço. Obrigada. Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, boa noite!
      Nunca mais encontrei farinha de painço (foi uma só vez). Como a quantidade é bem pequena não fará diferença. Substitua pela mesma quantidade de linhaça.
      Abs

      Excluir
  9. Olá,
    A goma ou cmc pode ser substituído por liga neutra?
    Obrigada,
    Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, boa noite!
      Nunca utilizei liga neutra. O objetivo da goma ou cmc é fornecer elasticidade à massa para que não fique farelenta.
      Abs

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno!
      Pesquisei sobre a liga neutra e o cmc e realmente não dá para substituir, pois a liga neutra tem a função de "juntar" os ingredientes e o cmc dá a maciez da falta do glúten nas farinhas de arroz, amido, etc.
      Abs,
      Ale

      Excluir
  10. Maravilhoso, pela foto. Gostaria de saber se dá para substituir o fermento seco pelo biológico e e qual a quantidade, e se, dá para assar em forno convencional. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Para substituir o fermento seco pelo biológico, triplique a quantidade em peso. Neste caso, utilize um tablete de 15g. Dissolva-o no leite. Misture todos os ingredientes secos, todos os úmidos/líquidos, e junte uns aos outros, misturando até obter uma massa homogênea. Siga as mesmas instruções do Pão de Mandioquinha.
      Abs

      Excluir
  11. olá... é possivel substituir o iogurte natural, pra quem é IL?
    obrigadinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, boa noite!
      Não fiz o teste, mas vou sugerir alguns possíveis substitutos (na mesma quantidade), ok.
      leite de coco
      iogurte sem lactose
      água

      Abs

      Excluir
  12. BOA TARDE QUERIDA.
    FIZ O PÃO DE ALHO..
    MARAVILHOSO. QUE DEUS LHE ABENÇOE.
    BJNHO

    ResponderExcluir
  13. Oi, posso substituir a goma xantana por cmc?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá Carla, fiz o pão de alho e o de abóbora, ficaram maravilhosos!! Li alguns comentários acima que dá pra substituir o iogurte por água, seriam 200 gramas tb?! Acho que vou fazer todas as suas receitas rsrs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana!
      Que bom que gostou! :)
      Isso mesmo, pode substituir pelo mesmo volume de água.
      Abraços

      Excluir
  15. Boa noite Claudia.
    Meu filho é celíaco, e utilizo muito as suas receitas aqui em casa, são ótimas.
    Vc tem alguma receita de pão sem glúten que dá para ser cilindrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Germana, bom dia!
      Meu nome é Carla! rs
      Que bom que gosta das minhas receitas!
      Não tenho nenhuma receita para cilindrar.
      Abs

      Excluir
  16. Olá Carla, desculpe pelo nome, não percebi q digitei errado. Já fiz algumas receitas e tentei cilindrar pensando em ficar mais macia, mas não deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Germana, boa noite!
      Sem problemas pela troca de nomes :)
      O que exige sova e cilindro é o glúten. No caso de pães sem glúten, essas ações não fazem diferença e tornam-se impossíveis de serem feitas.
      Abs

      Excluir
  17. Oi Carla! Meu filho tem intolerância ao glúten e a caseina e até encontrar suas receitas nenhum pão dava certo. Já fiz seu pão de alho, abóbora com chia e o bolo de cenoura e ficou tudo maravilhoso!! Gostaria de fazer o pão Multigrao mas terei que fazer substituições, vou usar o leite de coco no lugar do iogurte e leite de amendoa no lugar do leite. No caso da manteiga e melhor usar o óleo de coco ou o azeite de oliva? Muito obrigada! Suas receitas são demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, boa tarde!

      Fico feliz que minhas receitas estejam sendo úteis! ;)

      Pode substituir a manteiga por óleo de coco derretido, ou azeite de oliva, ou óleo de girassol.

      Abs

      Excluir
  18. Olá Carla, fiz mais este pão de suas receitas! O gosto ficou muito bom, mas ficou um pouco "massudo", é assim mesmo? Como sou intorlerante tb a caseina, substitui o iogurte por leite de arroz, pode ser, ou melhor por água? Usei a máquina de pão Cadence no ciclo rápido, vc sabe se é melhor usar no ciclo básico? É a primeira vez que a uso e nao sei como fazer.... Obrigada e parabéns, suas receitas são fantásticas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Angelica!
      O iogurte pode fazer diferença sim. Neste caso, utilize como base a receita de pão de alho, que não leva derivados de leite e, se quiser adicionar sementes, coloque no máximo 20g.
      Outro detalhe é que o melhor seria sempre separar os ingredientes pelo peso, para não haver margem de diferença conforme a granulometria dos pós.
      Fico feliz que goste das minhas receitas!
      Abraços

      Excluir
  19. Oi, Carla!

    Posso bater na batedeira?

    ResponderExcluir
  20. Olá Carla!!
    Gostaria de saber se posso usar iogurte e leite sem lactose nesta receita! E a manteiga, pode ser substituída por outra gordura?
    Para pesar os ovos, você quebra, bate ligeiramente e depois pesa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá Carla!!
    Gostaria de saber se posso usar iogurte e leite sem lactose nesta receita! E a manteiga, pode ser substituída por outra gordura?
    Para pesar os ovos, você quebra, bate ligeiramente e depois pesa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta!

      Pode substituir sim. A manteiga pode ser substituída por óleo ou azeite.
      Para os ovos, exatamente como descreveu!

      Abraços

      Excluir
  22. Nossa Carla, não tem preço uma descoberta como a do seu blog! As suas receitas são simplesmente deliciosas... Não vejo a hora de fazer o seu curso em maio. Beijo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.