Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

domingo, 13 de maio de 2012

Nhoque de Mandioquinha - sem glúten e sem lactose

Foto: Carla Serrano

Rendimento: cerca de 3 porções

Ingredientes:
750g de mandioquinhas (pesar cruas e descascadas)
3 colheres (sopa) de fécula de batata ou amido de milho (75g)
1 colher (sopa) de azeite de oliva (15ml)
1 gema (20g)
1 pitada de noz-moscada
sal a gosto

Preparo:
Cozinhe as mandioquinhas no vapor até que estejam macias. Passe pelo espremedor de batatas e, depois de frias, junte os outros ingredientes e amasse até obter uma massa homogênea. Em uma superfície polvilhada com fécula de batata ou amido de milho, modele cordões e corte pedaços de 2cm. Cozinhe em água fervente até que volte a superfície. Sirva quente e com o molho de sua preferência.



Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

18 comentários:

  1. Carla, achei sua página há pouco tempo, mas já a sigo. Meu marido não tem intolerância a glúten, mas está passando por uma dieta restrita desse ingrediente, por isso a achei. Fiz esse nhoque, porém com batata inglesa e ... AMEI. Vivo testando receitas de nhoque e a sua é magnífica. Já postei no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anny!
      Que bom que gostou. Obrigada por compartilhar!
      Abs

      Excluir
  2. Acabei de fazer esse nhoque para o jantar. Sempre q eu tentava fazer nhoque sem glúten, eles ficavam moles e grudentos depois de cozidos. Esse não. Esse ficou simplesmente perfeito!!!
    Mto obrigada por publicar essa receita :)

    ResponderExcluir
  3. Será que existe uma forma de substituir a gema nesta receita, pois meu filhinho de 2 anos além de celíaco tem alergia grave a ovo. obrigada, estou precisando de receitas que o façam ganhar peso, amei seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evelyn, bom dia!
      Eu não testei, mas acho que dá certo sem a gema. Prepare 1/2 receita para testar, porque se não der liga, você ainda poderá utilizar a massa para transformar em um purê.
      Uma outra alternativa seria substituir a gema por 1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça dourada hidratada em 2 colheres (sobremesa) de água. Misture e reserve até obter uma mistura viscosa. Utilize na lugar de 1 gema.
      Que bom que gostou do blog!
      Abs

      Excluir
  4. Perfeito! Super leve, adorei! Parabéns pela receita! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Priscila!
    Que bom que gostou. Obrigada por compartilhar o resultado!
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla! Hj eu vou fazer a sua receita! Gostaria de saber se posso congelar e como deve ser feito? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melzinha, boa noite!
      Por ter muito amido na composição, não é indicado o congelamento. A textura, depois de descongelado, não fico boa, solta água.
      Abs

      Excluir
  7. Aqui é dificil encontrar Mandioquinha, consigo substituir por outra coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Cristina, boa noite!
      Pode substituir por inhame ou aipim.
      Abs

      Excluir
    2. Se eu substituir por batata inglesa, as quantidades dos outros ingredientes continuam as mesmas?

      Excluir
    3. Aline,
      A princípio sim.
      A batata deve ser espremida quente, mas utilizada na preparação do nhoque somente depois de fria. Fica com textura ideal para fazer os cordões em superfície enfarinhada. Mas vai perceber melhor no seu teste.
      Abs

      Excluir
  8. Posso bater a mandioquinha no processador ao invés do amassador? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Sempre q eu procuro uma receita boa sem glúten, acabo sempre aqui! Só vc Carla com suas receitas maravilhosas! Farei em breve! Bjos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.