Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

sábado, 14 de abril de 2012

Coxinhas - sem glúten

Foto: Carla Serrano

Rendimento: cerca de 36 unidades

Ingredientes - recheio:
1/2 peito de frango
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30ml)
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho triturado
1 colher (sopa) de salsinha picada
sal a gosto
1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso (100g)

Preparo:
Cozinhe o peito de frango, desfie e reserve. Reserve também a água do cozimento. Em uma panela, aqueça o azeite e frite a cebola até que esteja macia, sem dourar. Junte o alho, o frango reservado, a salsinha e o sal. Depois de frio, misture o requeijão. Reserve para a montagem.

Ingredientes - massa:
2 e 1/2 xícaras (chá) do caldo de frango reservado (500ml)
2 xícaras (chá) de mandioca cozida e amassada (400g) pesar depois de cozida
5 colheres (sopa) de manteiga (100g)
2 xícaras (chá) de farinha de arroz (200g)
3/4 de xícara (chá) de polvilho doce (75g)
1 colher (sopa) de salsinha picada
sal a gosto

Preparo:
No liquidificador, bata o caldo com a mandioca cozida e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e junte o creme reservado, a farinha de arroz, o polvilho, a salsinha e o sal e mexa bem até homogeneizar. Cozinhe, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Despeje a massa em um prato untado com óleo e cubra com filme-plástico colado diretamente sobre a massa. Reserve na geladeira por cerca de 4 horas. Utilize gelada.

Ingredientes - montagem:
2 ovos batidos (120g)
farinha de milho (tipo Milharina) para empanar
farinha de rosca sem glúten para empanar
óleo para fritar

Montagem:
Com as mãos umedecidas, modele pequenas bolas (30g cada), com o indicador faça um furo, acomode uma pequena porção do recheio e feche puxando a borda e formando a ponta. Passe cada coxinha pelo ovo batido, farinha de milho, ovo batido e finalize com a farinha de rosca. Frite no óleo não muito quente, para que as coxinhas não estourem.  Sirva quente.

Dica:
Congele sem fritar. No tamanho indicado, não frite congelada. Reserve na geladeira de um dia para o outro para descongelar.
Preparei farinha de rosca torrando algumas fatias do Pão de Alho - sem glúten e, depois de frias, triturando-as no processador.


Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

14 comentários:

  1. Carla a farinha de arroz é aquela "arrozina"? é que eu não achei outra e essa arrozina está escrito amido de milho com farinha de arroz.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deisy, a farinha de arroz que utilizo é a pura (costumo utilizar da marca Urbano). Mas se não encontrar, pode utilizar a Arrozina mesmo. Abs

      Excluir
  2. OLá^^ Gostaria de saber se é possível substituir a mandioca por batatas e a manteiga por creme vegetal Becel^^ Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Utilizei a mandioca por ser mais "liguenta" do que a batata. Não testei com a batata, imagino que dê certo, mas com maior dificuldade na modelagem. Sobre a substituição da manteiga, acho melhor substituí-la por óleo ou azeite no mesmo peso, pois o creme vegetal é menos gorduroso e a massa pode grudar nas mãos. Abs

      Excluir
    2. fiz as coxinhas e ficaram excelentes.Ao invés da mandioca usei batatas,deu super certo obrigada.

      Excluir
    3. Olá Graziella, bom dia!
      Que ótima notícia! Mais uma opção de substituição testada.
      Obrigada pelo retorno.
      Abs

      Excluir
  3. Oi...segui as medidas indicadas, mas não deu certo...a massa grudava bastante nas mãos na hora de modelar a coxinha...o que pode ter ocorrido? Na hora de fritar as coxinhas elas racharam (eu não usei farinha de rosca apenas farinha de milho e milharina para empanar, pode ter sido este o motivo?). Grata. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lais, boa noite!
      Olha, algumas possibilidades.
      A farinha de arroz por não ter o glúten (o vilão) não tem a elasticidade que facilita o manuseio, então acho possível que rache algumas vezes.
      Você utilizou manteiga mesmo, ou substituiu por creme vegetal ou margarina? É que esses outros produtos não possuem o mesmo teor de gordura e podem influenciar na modelagem e grudar nas mãos. Se mesmo com as mãos umedecidas, as coxinhas grudarem, então unte levemente as mãos com óleo.
      No momento de fritar, cuide para que o óleo não esteja muito quente (deve estar quente, mas não muito). Coloque algumas coxinhas por vez no óleo e vire-as com frequência, delicadamente. Assim o calor será melhor distribuído.
      Algumas pessoas preferem passar salgadinhos somente nas claras na hora de empanar (devido à crocância). Eu indico o ovo inteiro para evitar o desperdício.
      Dê preferência para pesar os ingredientes no lugar de medí-los. Assim terá sempre exatidão no resultado.
      Espero ter ajudado. Se continuar com dúvidas, fique à vontade para perguntar.
      Abs

      Excluir
  4. Boa tarde, Carla!
    A massa quando desgruda da panela parece um purê? Aqui grudou nas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, boa noite!
      A massa desprende da panela e precisa secar um pouco mais, cozinhando por um pouco mais de tempo.
      Abs

      Excluir
  5. Boa tarde, Carla!
    Esta coxinha pode ser assada? Precisa untar a assadeira?
    Fui assar congeladas e grudou tudo na assadeira, acabei perdendo as coxinhas.
    Tem que descongelar antes assim como para fritar?
    Grata, Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!

      Pode ser assada sim, descongelada. Utilize forma antiaderente!

      Abraços

      Excluir
  6. Oi Carla. Posso utilizar a manteiga ghee nessa receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josimar,

      Estruturalmente falando, pode substituir sim. Mas nem por isso ela será própria para alérgicos a proteína do leite de vaca, pois a ghee pode preservar traços de leite.

      Abraços

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.