Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Biomassa de Banana Verde

A pedido do querido Alessander Guerra, que escreve o site Cuecas na Cozinha, elaborei um post sobre a Biomassa de banana verde para o Cuecas! Mas, o que é essa tal de biomassa de banana verde? Veja lá o post completo! 

E tem receita sem glúten e sem laticínios de Brownie com biomassa de banana verde!

Fotos: Carla Serrano








































Foto: Carla Serrano














11 comentários:

  1. Olá
    Vi em alguns blogs que bananas submetidas ao processo de climatização perderiam o amido resistente, não se prestando para a confecção da biomassa. Porém, não encontrei nenhuma referência bibliográfica a respeito disso. Essa informação seria verdadeira?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também já ouvi comentários sobre isso. Mas também não encontrei nenhum artigo que explique a razão. Então, para prevenir, sempre utilizo bananas orgânicas e compradas na feira. Assim, posso utilizar a casca queira.
      Abs

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta!
      Conversei com os vendedores de duas feiras, e mesmo as bananas orgânicas que eles vendem passam pela climatização :(
      Bom, vou ter que usar bananas climatizadas mesmo, porque esse brownie parece irresistível.
      Tem alguma dica para congelamento da biomassa? Tentei congelar uma vez, mas depois de descongelada ela ficou com uma textura horrível!

      Excluir
    3. Olá M.!
      Já tentou em feiras de produtos orgânicos? Pode ser que se salve!
      Para vitaminas, congelo em cubinhos de gelo. Para brownie ou outras preparações em pacotinhos, conforme o volume utilizado.
      Ela fica com aspecto de talhado mesmo, devido ao excesso de amido que tem em sua composição, como batata congelada e descongelada que fica aguada.
      Precisa utilizar em preparações que exigem batimento.
      Abraços

      Excluir
  2. É bom encontrar blogs como o seu, onde podemos aprender alguma coisa, dou-lhe os parabéns desejo muitas felicidades, que Deus vos abençõe.
    PS. Se desejar visite o Peregrino e servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora. Decerto vou retribuir seguido o seu blog também.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
  3. Utilizo a bio massa de banana verde em vitaminas, sopas, feijão, bolo sempre com sucesso. Congelo em saquinhos de tamanhos variados. Seu Blog é excelente! Não o conhecia mas vou acompanha-lo para enriquecer mais o que amo fazer, cozinhar. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malu!

      Obrigada pela dica! E fico feliz em saber que está gostando!

      Obrigada pelo carinho!

      Abraços

      Excluir
  4. Oi Carla, na receita do brownie com biomassa, são 60 ml de óleo de girassol ou 60 gramas? Fiquei em dúvida, pois o restante dos ingredientes estão em gramas. Obrigada! Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      Pode separar o óleo em ml ou em gramas, pois para esta receita e este ingrediente, esta pequena diferença não fará diferença.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá Priscila,
      Pode separar o óleo em ml ou em gramas, pois para esta receita e este ingrediente, esta pequena diferença não fará diferença.
      Abraços

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.