Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

domingo, 10 de março de 2013

Bolo de Iogurte com Glacê - sem glúten

Foto: Carla Serrano


Rendimento: cerca de 10 porções

Ingredientes - massa:
4 ovos (cerca de 240g)
1 pote de iogurte natural (170g)
1/2 xícara (chá) de manteiga amolecida (90g)
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha (7,5ml)
1 xícara (chá) de açúcar (160g)
1 xícara (chá) de farinha de arroz (100g)
2 colheres (sopa) cheias de fécula de batata (50g)
3/4 de xícara (chá) de polvilho doce (75g)
2 colheres (chá) de goma xantana (4g)
1 colher (sopa) rasada de fermento químico em pó (10g)

Preparo:
No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o fermento, até homogeneizar (previamente, misture as farinhas com a goma xantana). Por último, acrescente o fermento e bata rapidamente para incorporar. Despeje na fôrma (15x25x9cm - 2.000ml - fôrma redonda com cone central) untada com manteiga e asse no forno preaquecido 180oC por cerca de 40 minutos ou até que, ao espetar o centro da massa com um palito, este saia limpo. Desenforme morno. Depois de frio, distribua o glacê sobre o topo do bolo.

Ingredientes - glacê:
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado (115g)
3 colheres (sobremesa) de suco de laranja (22,5ml)

Preparo:
Misture bem o açúcar com o suco e leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre, somente até amolecer e ficar brilhante. Utilize imediatamente.

Dica:
Caso queira congelar (sem o glacê), embale, extraia o ar, etiquete e conserve no freezer por até 3 meses.  Descongele em temperatura ambiente ou no micro-ondas por alguns segundos.


Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

12 comentários:

  1. Parabéns, suas receitas são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. olá Carla!tudo bem?
    amei esse bolo de iogurte sem glúten,vou tentar fazer para meu filho,ele é alergico ao trigo,mas meu liquidificador quebrou,será que posso fazer na batedeira? como devo proceder?
    agradeço de coração se puder me orientar.
    abraços e fique com Deus!
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      Pode fazer sem o liquidificador.
      Em uma tigela misture bem os ingredientes secos e reserve, exceto o fermento. Em outra tigela, misture os ingredientes líquidos e misture bem até homogeneizar. Acrescente os líquidos aos secos e bata com um batedor de arame ou na batedeira. Por último, agregue o fermento.
      Espero que seu filho goste!
      Abs

      Excluir
  3. Que maravilha de bolo, adorei.
    Kiss, Susana

    ResponderExcluir
  4. Esse bolo é maravilhoso! Não tem como errar... Minha filha é celiaca e adoro! Gosto muito de fazer as receitas do seu site, pois sempre dão certo! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla
    Fiz a receita do bolo de iogurte com glacê sem glúten, mas não deu certo.Segui exatamente as medidas da receita e a massa ficou muito dura, não sendo possível batê-la no liquidificador.Então, tentei a batedeira e mesmo assim tive dificuldade, sendo necessário acrescentar mais um copo de iogurte para poder batê-la.Quando estava assando a massa cresceu muito, transbordou da assadeira e então o bolo assou a parte de cima e dentro ficou meio cru.Não consegui identificar o problema. A goma xantana que usei é da marca Alimentare.Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite!
      Verifique se utilizou ovos jumbo (60g cada), conforme pede a receita com a referência em peso.
      Para medir os ingredientes secos, deve ser utilizada xícara com capacidade para 200ml de líquido, conforme menciono lá em cima, no início.
      A colher (sopa) de fermento é rasada (somente 10g).
      Uma dica: seria melhor se pudesse pesar os ingredientes, ao em vez de medí-los! Pois assim, diminui a margem de erro.
      Abs

      Excluir
  6. oi Carla tudo bem? Percebi que vc sempre coloca os pesos nas receitas. Agora que ganhei uma balancinha, espero que minhas receitas fiquem tão boas como sempre sonhei. Miha filhinha tem 5 anos e é celíaca. Somos de Pernambuco. bjs Ivana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivana!
      Que bom! Sempre prefira pesar os ingredientes para ter maior exatidão no resultado. Eu peso sempre!
      Vc está no Viva, não está?!
      Bjs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.