Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

domingo, 4 de novembro de 2012

Cupcake de Cenoura com Brigadeiro - sem glúten

Foto: Carla Serrano
Rendimento: cerca de 25 cupcakes

Ingredientes - massa:
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de arroz (350g)
3/4 de xícara (chá) de polvilho doce (75g)
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó (15g)
4 colheres (chá) de goma xantana (8g)
5 ovos (300g)
3 cenouras grandes (360g)
1 e 1/4 de xícara (chá) de óleo (250ml)
2 xícaras (chá) de açúcar refinado ou demerara (320g)

Preparo:
Peneire juntos os 4 primeiros ingredientes e reserve. No liquidificador, bata os ingredientes restantes. Misture com os ingredientes secos reservados até obter uma massa homogênea. Despeje em forminhas descartáveis para muffins previamente posicionadas dentro de uma fôrma de metal com cavidades  (100ml cada) e asse no forno preaquecido 180oC até que ao espetar um palito, este saia seco, por cerca de 25 minutos. Depois de frios, decore os cupcakes com o brigadeiro e salpique com o chocolate granulado. Sirva em temperatura ambiente.

Ingredientes - brigadeiro:
2 latas de leite condensado (790g)
2 caixinhas de creme de leite (400g)
2 colheres (sopa) de cacau em pó peneirado (30g)
1 colher (sopa) de manteiga (20g)
chocolate granulado para decorar

Preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, 1 caixinha de creme de leite e o cacau em pó e misture muito bem. Adicione a manteiga e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela, adicione a outra caixinha de creme de leite e cozinhe, mexendo, por mais 3 minutos. Despeje em um prato e reserve com filme plástico aderido diretamente sobre o brigadeiro.  Depois de frio, coloque o brigadeiro dentro de um saco de confeitar com bico pitanga médio e utilize.

Dica:
Para uma preparação sem laticínios, substitua alguns ingredientes do brigadeiro: o leite condensado e o creme de leite pela versão a base de soja e a manteiga por creme vegetal. Verifique também a composição do chocolate granulado no rótulo do produto.

Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

26 comentários:

  1. òtima receita, gostaria de perguntar para que serve a goma xantana e onde posso encontrá-la para comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deisy!
      A goma xantana serve para dar flexibilidade a massa. Para que ao esfriar, a massa continue fofa sem ficar "esfarelenta". Você pode encontrá-la pela internet e em algumas lojas de produtos para confeitaria. Abs

      Excluir
  2. Humm! Cara Carla, poderia usar a farinha de arroz MOTI, já q onde estou não estou encontrando a farinha comum, finhinha de boa qualidade? alteraria na textura?
    Grata
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari!
      Pessoalmente, eu nunca usei essa farinha Moti, mas uma amiga que conhece, me disse que não serve para pães e bolos. A Moti é apropriada para algumas preparações orientais, por exemplo, o bolinho de arroz com doce de feijão.
      Em que cidade você mora? Talvez eu possa indicar algum lugar ou site.
      Abs

      Excluir
  3. Adorei as receitas.São de grande ajuda!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, estou curtindo muito seu blog, parabéns!
    Minha filhinha Joana é alérgica a trigo e outros
    ingredientes, então sempre estou a procura de novas receitas.
    Você sabe de quanto tempo é a validade de um cupcake?
    E se for congelado?
    Tem algum ingrediente que poderia ser usado para conservar por mais tempo?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Djeine!
      Que bom que está gostando!
      Eu não indico o uso de conservantes. Mas no caso deste cupcake, pode ser congelado com o brigadeiro, do jeitinho que está na foto, por até 3 meses. Embale em pote plástico, identifique com etiqueta e mantenha congelado. Descongele em temperatura ambiente com ou sem a embalagem. Caso queira descongelar rapidamente, leve ao micro-ondas por cerca de 40 segundos. Os outros muffins ou cupcakes do blog também podem ser congelados com os mesmos procedimentos, porém sem a cobertura.
      Abraços!

      Excluir
  5. Carla,
    Como vai?
    Gostaria de saber se posso substituir a farinha de arroz pela farinha comum na mesma medida.
    Sei que o blog eh diferenciado, mas gostaria muito de fazer cupcakes de cenoura e queria apriveitar suas receitas maravilhosas!!
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciand!
      Substitua a farinha de arroz e o polvilho pela de trigo para preparar o bolinho COM glúten. E não é necessário utilizar a goma xantana.
      Que bom que gosta das minhas receitas! Obrigada pelo carinho!
      Abs

      Excluir
  6. Olá Carla...gostaria de saber se tem como substituir as 3 cenouras por 360g de chocolate em pó para fazer cupcakes de chocolate! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Para fazer um cupcake com a massa de chocolate é melhor utilizar a receita do cupcake de amêndoas (dá uma olhadinha no índice de receitas) e substituir 100g da farinha de arroz por 100g de chocolate em pó e adicionar a massa 3 colher (chá) de goma xantana ou cmc.
      Abs

      Excluir
  7. gostaria de saber como substituir a fécula de batata e a farinha de arroz moti em receitas de pão sem glúten.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nas minhas receitas não utilizo farinha de arroz moti. É farinha de arroz comum mesmo. A fécula de batata pode ser substituída por farinha de arroz comum, ou amido de milho e o mesmo com a farinha de arroz.
      Abs

      Excluir
  8. Ola Carla, obrigada por compartilhar seu blog, e suas experiencias, recentemente descobri que sou alergica ao gluten, fiquei triste e preocupada com o preco dos alimentos sem gluten por isso pretendo fazer para o meu uso. Tenho visto que pessoas utilizam maquina de fazer pao, voce conhece? pode dar alguma dica? Por favor sempre que possivel depois da receito informe a melhor maneira de congelar . Parabens pelo trabalho. Um abraco Elisabete - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabete!
      As receitas preparadas em casa proporcionam maior variedade de ingredientes e sabores.
      Para o preparo dos meus pães em Máquina, utilizo uma Cadence Mais Pão, que é super simples (modo básico). Gosto muito dela. Tem uma leitora que comentou aqui no blog que comprou uma Mondial e gostou.
      Fico feliz que tenha gostado!
      Abs

      Excluir
  9. Olá!
    Parabéns pelo site e por sua bondade em publicar as receitas.
    Fica uma sugestão: seria muito bom se as recitas trouxessem informação quanto à possibilidade de serem congeladas ou não.
    Parabéns novamente e sucesso na carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Comecei a inserir estas informações em algumas receitas. Mas até conseguir atualizar todas, levará um tempinho.
      Obrigada pela sugestão!
      Abs

      Excluir
  10. Olá,Carla!
    Eu fiz igualzinho,segui todas as receitas do brigadeiro para decorar. O gosto está uma delícia,de brigadeiro mesmo,mas a cor saiu bem diferente!
    Ele saiu cor de doce de leite e não cor de chocolate. É culpa do creme de leite?
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana!
      Qual chocolate em pó você utilizou? Na receita, para ficar com esta cor, peço cacau em pó, que é 100% cacau, por isso a quantidade nem é tão grande. O chocolate em pó é menos concentrado e tem adição de açúcar. Utilizo o cacau da marca belga Barry Callebaut, mas com o nacional também fica escuro. Veja se foi esse o problema!
      Abs

      Excluir
  11. Boa noite, Carla!
    Como substituo os ovos?
    Vc já testou sem eles

    ResponderExcluir
  12. Carla como posso substituir os ovos sou alérgica a Ovos e a Proteína do Leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, boa noite!
      Para o brigadeiro, pode utilizar produtos a base de soja.
      O bolo não foi testado com substitutos para os ovos.
      Abs

      Excluir
  13. Olá Carla!!!
    Gostaria de saber se no lugar da goma xantana, poderia substituir pelo CMC.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.