Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

domingo, 8 de abril de 2012

Broa Caxambu - sem glúten

Fica como um biscoito, bem sequinho e crocante. Vai muito bem com um cafezinho ou um chá!
Foto: Carla Serrano
Rendimento: cerca de 27 unidades

Ingredientes:
1 xícara (chá) de fubá (130g)
1 xícara (chá) de farinha de arroz (100g)
1 xícara (chá) de açúcar demerara (180g)
1 colher (chá) de fermento químico em pó (4g)
1 colher (chá) de erva-doce (4g)
1 clara (40g)
1/2 xícara (chá) de manteiga (90g)
1 gema para pincelar
açúcar cristal ou demerara para polvilhar

Preparo:
Junte os 7 primeiros ingredientes e misture até obter uma massa homogênea. Modele pequenas bolas com 20g cada, coloque em uma assadeira levemente untada com 5cm de distância entre elas, pincele com a gema e polvilhe com o açúcar cristal. Asse no forno preaquecido  (180oC) até que estejam levemente douradas, por cerca de 20 minutos.

Dica:
Coloque em saquinhos de celofane e leve na bolsa para os momentos de "emergência".



Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

31 comentários:

  1. Oi Carla! Parabéns pelo seu site! Obrigada por compartilhar as receitas! Tenho algumas dúvidas sobre os ingredientes e suas substituições. É que além do glúten eu também não posso leite e açúcar de cana. Posso substituir nessa receita de broa, o açúcar demerara por frutose e a manteiga por margarina? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Régia! Eu não fiz o teste com estas substituições, mas acredito que dê para fazer. Acrescente a margarina por último e aos poucos, pois talvez não precise de toda a quantidade, já que a margarina é mais aguada e não terá o volume do açúcar na receita. Se com estas substituições achar a massa muito mole, reserve na geladeira por 30 minutos para facilitar a modelagem. Uma outra opção para substituir a manteiga é a gordura de coco. Se fizer, me conte como ficou! Abs

    ResponderExcluir
  3. Que biscoitinho mais gostoso.Aqui em casa amaram, aquele cheirinho de erva doce saindo do forno deixou a casa perfumada, e o sabor e textura são ótimos. Parabéns! queremos mais receitas.Bjinhos Li

    ResponderExcluir
  4. oii carla...estou adorando as rceita!!so uma duvida como e esse açucar demerara?bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que está gostando!
      Açúcar demerara é um açúcar originado antes do processo de refino. Tem cor de caramelo e aroma de cana, é mais úmido, pois preserva um pouco do melado. Se não encontrar, pode substituir pelo refinado ou cristal.
      Abs

      Excluir
  5. Oi, Carla!
    Conheci seu blog esses dias por meio do site da Acelbras e estou achando muito interessante suas receitas! Fiquei empolgada para testar algumas delas, mas ainda preciso fazer adaptações por conta de dieta de hipocalórica com redução de glúten e lactose. Dou preferência para o açúcar mascavo ou demerara no lugar do refinado. Quando tem algum tipo de gordura na receita, dou preferência ao óleo de coco ou, caso seja realmente necessário, à manteiga clarificada.
    Nessa receita, tentei substituir a manteiga pelo óleo de coco, mas não deu muito certo. Com 1/2 xícara de óleo de coco, a massa ainda ficou esfarelenta. Tentei acrescentar mais óleo de coco e quase que não dá liga. Não sei qual seria esse ponto que você comentou da massa ficar homogênea. Se seria realmente uma massa unida... ou se somente os ingredientes bem misturados... Fato é que precisei incluir um pouco de manteiga clarificada para ver se conseguia montar os biscoitos/broas porque acho que teria que colocar muito mais óleo de coco e ficaria muito gordurosa a massa. Quando coloquei no forno, achei que o óleo foi demais pela observação de borbulhinhas na parte debaixo dos biscoitos, só que com menos óleo não conseguiria formar os biscoitinhos. Logo que saíram do forno, quentes, os biscoitos ficaram quebradiços e esfarelentos. Ao esfriar, ficaram bem duros. Não sei dizer o que poderia fazer de alteração... mas da forma como foi não deu certo... rsrs... Ah! E aproveitando, tenho mais uma dúvida, o açúcar demerara que você utiliza em suas receitas é aquele que parece açúcar cristal mas é mais amarelinho, né?!
    Desculpa o texto grande, mas achei bacana compartilhar minha experiência.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá F.!
      Sobre a substituição do açúcar refinado nas receitas, indico o demerara mesmo, pois é equivalente em sacarose. É o cristal amarelinho sim! Já o mascavo, tem muito bagaço de cana, o que influencia no dulçor.
      No preparo da broa caxambu o que pode ter ocorrido: você pesou ou mediu os ingredientes? Acho provável que tenha utilizado uma clara muito pequena. Acho que não precisaria acrescentar gordura e sim clara para dar liga, ou até um pouco de ovo batido. Acontece de alguns lotes de farinhas estarem mais secos do que outros, por isso essa necessidade. Verifique se pode ter sido este o problema.
      Abs

      Excluir
    2. Ah! É melhor desenformar de mornos para frios, para não esfarelarem.

      Excluir
    3. Obrigada pelo retorno, Carla!
      No preparo da broa, eu pesei os ingredientes sim! Quanto ao volume da clara, realmente eu não me lembro.

      Excluir
  6. Boa noite Carla. Acabei de fazer a broinha, ficaram maravilhosas.Virei sua fã agora kkkk. Como achei achei que a massa ficou uma farofa (fiz 2 de uma vez) acrescentei 1/4 xícara de leite desnatado e foi a conta. Gostaria de saber se posso diminuir o açúcar, pois para o meu paladar, ficou um pouco doce.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele!
      Que bom, gostei do fã, rs!
      Sobre o açúcar, diminua para 3/4 de xícara que acho que já será o suficiente.
      Sobre a "farofa", pode haver variação, por exemplo, no fubá, de lote para lote, uns mais sequinhos. Quando isso aconteceder, indico acrescentar algumas colheradas de ovo batido para dar liga.
      Abs

      Excluir
  7. Carla também sou sua fã!! Seu site fica na page inicial. Adoro quando tem novidades. A broinha fica muito gostosa e crocante. Parabéns! Preciso de receita de biscoito salgado para comer com patê... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Agradeço o retorno sobre a receita e também o carinho!
      Tenho uma receita sim, mas preciso alinhar alguns detalhes, fotografá-la e depois publicar. Logo logo!
      Abs

      Excluir
  8. Oi, Carla.
    Excelente a broa, viu? Tô indo agora pra cozinha fazer o pão de mandioquinha. Depois te escrevo como ficou.
    Obrigado pelas receitas!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!
      Que bom que gostou! Obrigada pelo retorno.
      Depois, me conte como ficou o pão.
      Abs

      Excluir
  9. Oi Carla !
    Sempre dou uma olhadinha em tuas receitas !!!
    Sou alérgica a gluten....
    No lugar do fubá posso colocar a sêmola de milho para fazer a broa ?!
    Obrigada pela atenção *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, boa noite!
      Nunca usei a sêmola. Mas se resolver usar, verifique que a massa precisa ter uma certa liga, então se necessário, vá acrescentando ovo batido aos poucos.
      Abs

      Excluir
  10. Carla, você acha que fica bom se eu fizer com farinha de milho, aquela usada pra cuscuz, porém mais fina que o flocão? Samara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samara, boa noite!
      Não fiz o teste, mas acho que fica sim. Se precisar dar liga à massa, acrescente mais gema.
      Abs

      Excluir
  11. Carla,
    Gosto muito das suas receitas.
    Obrigada pela sua gentileza em compartilhar.
    Sou intolerante a lactose e não posso usar manteiga.
    Posso substituir a manteiga por óleo ou azeite e em qual quantidade?
    Obrigada,
    Lidiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiane, boa noite!
      Fico feliz que goste das minhas receitas!
      Já testei substituindo por óleo de coco, que é sólido como a manteiga. Pode tentar substituir por creme vegetal (tipo Becel azul). Ou então, mesmo que tente colocar óleo, aumente um pouquinho o ovo para ajudar na liga. Com essas substituições, possivelmente a massa não espalhará como com a manteiga.
      Abs

      Excluir
  12. oi carla!fiz a receitinha da broa para o pedrinho ficou durinha ele gostou, mas ficou muito doce, será que eu fiz algo errado? usei açucar refinado 1 xicara, e não passei açucar em cima
    um grande abraço! dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, boa noite!
      A broa é durinha mesmo, pq é tipo um biscoitinho. Se achou muito doce para o seu paladar, diminua um pouco o açúcar quando fizer novamente!
      Abs

      Excluir
  13. Oi Carla,

    Eu fiz a Broa com algumas substituições todos aprovaram. Eis as substituições que fiz ( Creme de Arroz, Frutose, Linhaça e Manteiga de Milho).

    ResponderExcluir
  14. OLA´!
    SÓ UMA DÚVIDA VC UTILIZOU NOS INGREDIENTES FUBA!
    MAS O FUBA TEM GLUTEN OU VC UTILIZOU OUTRO FUBA?????
    OBS: É QUE SOU NUTRICIONISTA E TRABALHO EM UMA ESCOLINHA NA QUAL HÁ ALUNOS CELÍACOS, E UTILIZO ALGUMAS DE SUAS PREPARAÇÕES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!
      O glúten é uma proteína encontrada na aveia, centeio, trigo, cevada e no subproduto malte.
      O fubá, naturalmente, não contém glúten. Porém, alguns fabricantes colocam no rótulo a informação de que CONTÉM GLÚTEN, pois processam em suas fábricas e máquinas produtos com glúten, então ocorre contaminação cruzada.
      Precisa encontrar marcas que não apresentem esta contaminação.
      Obs.: Yoki contém glúten (por contaminação).
      Abs

      Excluir
    2. OLA CARLA , ESTA INFORMAÇÃO EU TENHO,QUE O FUBA NÃO TEM GLUTEN ( PURO)!!!!!PORÉM É UM RISCO MUITO GRANDE!!!!!!SÓ ISTO :(....

      Excluir
    3. Olá Beatriz!
      Veja se encontra a marca Sinhá. Como só trabalham com milho. Esta é segura.
      Abs

      Excluir
  15. Olá Carla, tem algo q posso substituir a clara do ovo??? Meu filhote aqui é alérgico, e gostei mt dessa receita para o lanchinho pro colégio.
    Obg
    Aline Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      Pode substituir a clara por 1 colher (sopa) de farinha de linhaça previamente hidratada em 3 colheres (sopa) de água (fica com um gel).
      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.