Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

sábado, 3 de março de 2012

Risoto ao Funghi - sem glúten

Sugestão para o almoço de Domingo!
Foto: Carla Serrano
Rendimento: de 2 a 3 porções

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de água fervente para hidratar o funghi (100ml)
40g de funghi secchi
2 colheres (sopa) de manteiga (40g)
1/2 cebola cortada em cubinhos
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco (100ml)
1 xícara (chá) de arroz para risoto (165g)
800ml de caldo quente de galinha
sal a gosto
50g de queijo parmesão ralado
queijo parmesão ralado grosso para acompanhar

Preparo:
Misture a água fervente com o funghi e reserve.
Em uma caçarola, aqueça metade da manteiga e frite rapidamente a cebola e o arroz. Adicione o vinho e mexa até engrossar. Vá acrescentando o caldo, aos poucos, mexendo sempre, até engrossar. Adicione mais um pouco de caldo e repita a operação até que o arroz esteja macio por fora e levemente firme por dentro.  Junte o sal, o funghi reservado, a manteiga restante e o queijo ralado e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo. Sirva imediatamente.

Dicas:
Arroz para risoto: Carnaroli ou Arbóreo.
Dê preferência em usar caldo de galinha caseiro. Caso queira utilizar os caldos industrializados, leia o rótulo, pois a maioria deles contém glúten. Na pressa, costumo utilizar o caldo em potinho da Knorr (aquele gelatinoso). Para a receita acima utilizo 1 potinho para 800ml de água.
Para produtos industrializados, é importante sempre conferir o rótulo, pois um alimento que hoje não contém glúten, pode ter sua formulação alterada sem aviso prévio.



Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.