Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

Mídia

Matéria sobre o blog por Marcelo Katsuki da Folha de São Paulo, em 28/09/2012:


20 comentários:

  1. Nossa, que maravilha seu blog... eu estou a 2 meses fazendo uma reeducação alimentar onde não posso comer nada de lactose e glúten... minha vida mudou completamente... para melhor!!! Estou me sentindo muito bem. No começo fiquei perdida, pois tudo que gostava continha glúten e lactose .... era difícil encontrar receitas gostosas sem estes ingredientes... hoje descobri seu blog e Amei... vou começar a compartilhar elas no meu blog .... parabéns e quando vc tiver um tempinho entra no meu blog e conheça meu diário de reeducação alimentar.... www.blogdathazaupa.blogspot.com.br
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tha!
      Dei uma olhadinha no seu blog. Legal a inciativa de compartilhar a experiência da reeducação alimentar. Estou tentando também, pq depois que criei o meu blog, engordei um pouquinho, rs!
      Que bom que gostou!
      Abs

      Excluir
  2. Cara Carla Serrano. Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho. Em segundo lugar, eu e minha esposa adquirimos uma maquina de pão Brittania, ate pela facilidade e comodidade deste equipamento. Mas, minha mulher tem intolerância ao gutem. Portanto, como não veio nenhuma receita listada no manual da panificadora com esta finalidade, venho ate você para alguma sugestão neste sentido. Desde já ficamos muito gratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada!
      No lado direito há um marcador de Pães sem Glúten. Desenvolvi vários deles para serem preparados em máquina de fazer pão. Basta escolher a função mais básica/rápida da sua máquina (sovar, descansar e assar).
      Pão de Alho, Pão de Coalhada, Pão Multigrãos, são alguns deles.
      Prefira pesar os ingredientes em vez de medí-los.
      Abs

      Excluir
  3. Olá, belo trabalho, seu blog será bastante útil para nós. Não tenho intolerância ao Glúten, porém acabo de descobrir que minha filha de um ano tem essa intolerância, desta forma nossos alimentação mudarão também. Obrigado um abraço e estarei sempre por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!
      Que bom que gostou, seja bem-vindo! Além de preparar as receitas com ingredientes sem glúten, é muito importante atentar-se para os riscos de contaminação cruzada por glúten. Aqui no blog ao lado direito estão os "links interessantes" com os sites das ACELBRAs, onde muitas informações podem ser encontradas. A vida sem glúten é constituída de muita leitura e pesquisa!
      Logo se adaptará à dieta!
      Abs

      Excluir
  4. Olá Carla, parabéns pelo blog, muito boommmmmmmmmm!
    Não sou celíaca, mas estou fazendo uma dieta sem gluten, com orientação, e confesso que estou me sentindo muito bem!
    Aí, encontrei seu blog com essas receitas maravilhosas !
    QUero uma opinião sua. Encontrei numa loja farinha de trigo sem glúten, fiquei bolada, será que é confiável. O que voce acha? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que está gostando. Fico feliz em saber!
      Farinha de trigo sem gluten? Estranho! Mesmo que o amido fosse isolado da proteína, eu não confiaria em usar.
      Abs

      Excluir
  5. Hoje vou à loja com mais calma para ver a marca da dita cuja, ler o rótulo e depois de conto, OK? Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla! O que encontrei e pensei que fosse farinha de trigo sem gluten era uma mistura que substitui a f. de trigo composta de farinha arroz, fécula de mandioca, fécula de batata, estabilizante INS 415, da marca " aminna". Vc. conhece. Hoje fiz um bolo com ela, está assando e está cheiroso, agora vamos ver como vai ficar o paladar! Depois de falo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Agora sim! Esta mistura é composta por farinha de arroz, fécula de mandioca (polvilho doce), fécula de batata e estabilizante INS 415 (goma xantana). Nunca utilizei desta marca. Mas já utilizei da Beladri e gostei. Depois me conte o resultado!
      Pode reparar que nas minhas receitas eu sempre coloca algumas farinhas (fécula de batata, farinha de arroz, polvilho doce) e goma xantana, pois acho mais fácil de atender aos leitores. Nem todos tem acesso à farinha preparada comprada pronta. Mas se quiser usar, substitua o total desses ingredientes pela farinha preparada.
      Abs

      Excluir
  7. Achei que o bolo ficou um pouco duro, Não ficou igual quando se faz com f.de trigo. É assi, mesmo? O problema é que vc se acostuma ao paladar, aí fica um pouco difícil...
    Fiz o bolo na panificadora, confesso que não gostei muito nem do bolo nem do pão.Me dá alguma dica para o pão ficar mais macio.Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir
  8. OI, sou eu de novo.! Esqueci de dizer meu nome: Celia.
    Estou cheia de dúvidas nessa jornada sem glutem.
    Pode-se substituir as f.de arroz, afécula e o polvilho pela farinha FSG? Como faço? Meço as quantidades das farinhas e substituo a mesma quantidade pela FSG?
    O que é a goma xantana? posso usar em todos os pães?
    E o adoçante culinário posso usar a mesma quantidade do açúcar comum?
    Obrigada pela ajuda. Abraços Celia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia, boa noite!
      Precisa me dizer a qual das minhas receitas está se referindo, para que possa tentar ajudá-la da melhor forma.
      A culinária sem glúten é cheia de novidades. Não terá as mesmas texturas, necessariamente. E não é simplesmente substituir a farinha de trigo por uma farinha sem glúten. As farinhas sem glúten são mais secas e deixam a massa mais pesada ou quebradiça.
      Prefira sempre pesar os ingredientes, assim terá exatidão no resultado. Aqui no blog sempre informo o peso utilizado e a medida caseira serve como referência.
      Em uma receita com farinha de trigo, aquela textura macia e fofinha é fornecida justamente pelo glúten, que faz com que, quando apertamos a massa, ela retorne, ou seja, a elasticidade da massa.
      Nas receitas sem glúten, compensamos essa falta com a adição de goma xantana que é um espessante e deixa a massa um pouco mais flexível, não exatamente como uma massa com glúten tradicional, mas ajuda muito.
      Em farinhas sem glúten compradas em forma de mix, terá que ver se há o aditivo já na composição, para quando resolver substituir o montante de farinha da receita, também eliminar a goma xantana.
      A goma xantana é vendida em lojas de produtos para confeitaria. Veja o link: www.centraldosabor.com.br (não sei se o produto está no site, mas eles tem na loja e entregam para todo o Brasil).
      Nunca fiz bolo em máquina para pão. Mas os pães ficam muito bons. Aqui no blog tem diversas receitas de pães feitas na máquina de pão e também no forno convecional.
      Até sentir mais intimidade com a cozinha sem glúten, não tente adaptar receitas com glúten para sem glúten. Utilize receitas criadas especificamente sem glúten, como as minhas, ou de outras fontes de receitas sem glúten.
      Abs

      Excluir
  9. Obrigada pela orientação. O pão e o bolo que fiz foram da receita que vem na máquina. Agora vou fazer a sua receita do pão de alho, semana que vem, depois lhe falo. Abraços,Celia

    ResponderExcluir
  10. Ainda não fiz o pão pq não encontrei a goma para adicionar na massa. Vou entrar no site que vc sugeriu e que entrega em todo Brasil. Até mais. Celia.

    ResponderExcluir
  11. Finalmente chegou a minha goma! Gostaria de saber como ela deve se guardada.Agora vou fazer as receitas que vc sugere. Bom dia!Celia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celia, boa tarde! Que bom!
      Deve ser guardada em embalagem bem fechada e ambiente seco (no armário, por exemplo).
      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.