Importante!

Todas as receitas deste blog são isentas de glúten. Algumas são naturalmente sem glúten e outras foram desenvolvidas e balanceadas com as substituições necessárias. Sempre que se aplicar haverá o marcador "sem lactose" e "sem ovos" com as dicas para as substituições. Para todas as receitas, utilizo como padrão de medida, xícara (chá) com capacidade para 200ml.

Copyright

Copyright
Todos os posts e fotos constantes neste blog estão protegidos pela Lei do Direito Autoral e a utilização sem autorização expressa, bem como a reprodução com intuito de lucro, se constitui crime sujeito às sanções penais. Havendo a necessidade de publicação em outros sites ou outros meios de comunicação, favor entrar em contato com chefcarlaserrano@gmail.com

Translate

A Autora


Trabalho com confeitaria e com a  elaboração de deliciosos chocolates desde de 1996.

Trabalhei com a criação, desenvolvimento e testes de receitas para as embalagens, livros e site do açúcar UNIÃO.

Fiz diversos cursos na área de alimentos, sendo alguns deles Tecnólogo em Gastronomia, Especialização na Arte da Confeitaria Profissional, MBA em Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, Fotografia de Alimentos e Food Styling, Pós graduação em Gastronomia Funcional e Especialização em Técnicas de Panificação Avançadas e muitos outros.

"Um professor está sempre em processo de aprendizagem 
para oferecer o melhor ao seu aluno!"

Fui diagnosticada celíaca no início de 2011 e aproveitei para converter o meu conhecimento técnico e o amor pela gastronomia, conciliando pesquisa, estudo e dedicação para o desenvolvimento de técnicas e de receitas inovadoras em Confeitaria e Panificação com Fermentação Natural sem glúten.
Adoro texturas, aromas, sabores, criatividade, novidades e fotografia, conciliando tudo isso, com capricho, para a elaboração do conteúdo do blog Chef Carla Serrano desde 2012! 
Atualmente, além de ministrar Aulas Individuais em minha cozinha, 
sou professora de Técnicas de Panificação e Confeitaria sem glúten em renomadas instituições pelo país:

  • Pós-graduação em Gastronomia Funcional - FAMESP - SP
  • Pós-graduação em Gastronomia e Negócios - FAMESP - SP
  • Curso de Extensão Diploma Natural Chef - NATURAL CHEF - FLORIANÓPOLIS
  • Curso de Extensão Funcional Chef - Nutri New Escola - RJ
  • Pós-graduação em Nutrição Aplicada à Gastronomia - Nutri New Escola - RJ
  • Pós-graduação em Gastronomia Funcional e Orgânica - UNIGRAN - MS
  • Levain Escola de Panificação - Rogério Shimura - SP​

48 comentários:

  1. Simplesmente fantástico seu site, adorei!! Parabéns!! Descobri que sou celiaca a cerca de um ano e meio e tbm estou tentando me virar na cozinha :)
    Abraços, Dámaris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dámaris! Que bom que gostou. Espero que minhas receitas também te ajudem em suas experiências na cozinha! Abraços

      Excluir
    2. Olá Carla, sou fá de suas receitas, mas acho que está faltano uma que gosto muito, será que vc tem ?
      É a de Wafles ?
      Se tiver serei muito grata em fazer e partilhar com amigos!
      Sucesso pra você !
      bjs
      nádia

      Excluir
    3. Olá Nadia!
      Preciso comprar uma máquina ou fôrma manual mesmo. Assim que estiver com a receita testada publicarei aqui no blog!
      Abs

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu site, gostei muito. Tenho um filho com 3 aninhos que está com restrição ao glúten e adorei suas receitas. Está sendo muito difícil para mim encontrar alimentos que ele possa comer, mais estou vendo que seu quiser vou ter que prepará-los eu mesma. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Carla! Gostei muito também!Estava procurando uma receita boa de pão sem glúten. Vou fazer a sua de paezinhos de azeitonas. Parece deliciosa!
    Minha dificuldade para conseguir receitas é por que além do glúten tenho intolerância à lactose, milho, batatas, adoçantes, conservantes, pimenta, cacau,soja, frutos do mar, e nem estou me lembrando de tudo agora, mas a lista é enorme!
    Já sou sua seguidora!
    Grande abraço
    célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia! Espero conseguir te ajudar com as minhas receitas. Obrigada pelos elogios! Abs

      Excluir
  4. Amei!!!!!!
    Tenho Doença de Chron..sou intolerante ao Glúten e a Lactose!! Eles me fazem um belo estrago!! rs E ao conhecer o seu blog..pirei!!! Sou sua seguidora!! Parabéns pelo seu trabalho..e que Deus te abençõe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Obrigada! Sempre que possível faço substituições para opções sem lactose. Abs

      Excluir
  5. Parabéns, Carla!!
    Também adorei seu blog: ficou fantástico, super prático e fácil de achar as receitas desejadas. Copiei algumas receitas e espero que eu consiga fazé-las. Sou Celíaca o pouco tempo(4 meses) e ainda estou me adaptando a novas receitas e novos hábitos alimentares...
    Parabéns novamente e continue com este belíssimo trabalho que é de grande valia para nós Celíacos!!
    Um grande abraço, Nívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nívia!
      Muito obrigada! É através de comentários como o seu que sei que estou no caminho certo. Cada receita foi testada e o resultado está na foto. Fique a vontade para perguntar se tiver dúvidas! Abs

      Excluir
  6. Hoje tivemos a oportunidade de conhecer esta excelente profissional e aprender receitas sem gluten e a degustar. Uma bela alternativa para substituição sendo saborosos e apresentáveis. Parabéns Carla pela sua simpatia,dedicação e perseverança por não se deixar vencer por esta restrição alimentar e sim, buscou alternativas para suprir esta falta.
    Cida Coimbra
    Gastronomia Funcional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida,
      Fico muito feliz por acrescentar! Que bom que gostaram.
      Abs

      Excluir
  7. muito legal Carla! recentemente descobri que meu filho também é intolerante ao glúten e lactose e estou me desdobrando para que ele não deixe de comer nada que goste por conta disso... lendo uma matéria sua na revista da Livraria Cultura, acabei te encontrando, grande presente! abs, Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela!
      Fico muito feliz em ajudar. Quando criei o blog, tive a intenção de mostrar que é possível comer alimentos bonitos e gostosos mesmo com restrição alimentar.
      No início a dieta é um pouco difícil mesmo. Mas com o passar do tempo, ficará mais simples e você vai preparar pratos deliciosos para o seu filho.
      Espero que goste das minhas receitas! Dá uma olhadinha nas de coxinhas, de bolo de cenoura e de torta salgada de liquidificador (são as mais acessadas!).
      Ah! E obrigada pelo "grande presente"! rs
      Abs

      Excluir
  8. Muito bom seu site... Fui diagnosticada celíaca há uma semana e achei que nunca mais poderia comer coisas gostosas! Rs... Aqui percebi a infinidade de opções que tenho! Obrigada! e Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle!
      Demora um pouquinho até se adaptar a dieta, requer cuidados, mas existem opções gostosas sim! Desenvolvo as receitas, testo e fotografo. Quando tiver dúvidas, fique a vontade para perguntar.
      Fico feliz por ter gostado!
      Abs

      Excluir
  9. Ola Carla, adorei suas receitas. Sou celiaca tambem e moro na Italia e aqui na terra da pasta, pizza e do pao...o conhecimento é muito pouco referente ao que gluten free e Celiase sao...entao fico com medo de me aventurar nos restaurantes. Eu queria saber se a massa de panqueca tem como ser feita sem a fecola de batata e somente com a farinha de arroz - pode ? Vc tem alguma receita de torta sem fermento que seja pra celiaco ?
    Obrigada por proporcionar esse blog pra nos que temos restricoes alimentares.
    Beijao
    Cinthya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cinthya!
      Fico feliz que esteja gostando.
      Você pode preparar a receita de panqueca substituindo a fécula por farinha de arroz branca ou amido de milho.
      A Torta de Frango ao Curry aqui no blog não leva fermento. Dá uma olhadinha no índice de receitas que lá tem o link.
      Obrigada pelo carinho!
      Abs

      Excluir
  10. Poucos meses descobri que sou celíaca e sou muito chatinha pra comer. Ainda não me adaptei aos novos hábitos e muitas vezes pago fisicamente pelos meus exageros. Não cozinho, mas acho q é a única solução pra tentar ser mais saudável e me manter fora do gluten. Achei seu blog e vou tentar colocar em prática meu não talento culinário.

    Queria que tivesse um aplicativo de celular/ipad com todas essas receitas. Sou designer e até fiquei pensando o qnto seria legal criar isso. Vc sabe se já existe algum especifico para celiaco?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!
      No começo é difícil mesmo. Mas aos poucos você se adaptará. Aproveite para provar novos alimentos e inserir no seu dia a dia sabores que antes não gostava. O nosso paladar evolui e passamos a gostar de coisas diferentes! O jeito é ir pra cozinha, pois nem tudo encontrará a venda na versão sem glúten com sabor e maciez satisfatórios.
      Não conheço aplicativos de receitas sem glúten. O meu blog está disponível em versão para celular (mais simples). É só escolher esta opção (versão para celular) quando acessar do seu celular.
      No começo, as experiências na cozinha podem não ser de grande sucesso, mas não desista! Se tiver dúvidas na produção das receitas, fique a vontade para questionar.
      Abs

      Excluir
  11. Blog fantástico. Fiz um pequeno curso com a Carla sobre cupcakes e cake pop. E ela também com ochef instrutora é fantástica. Meu filho tem intolerância a lactose e esse blog me ajudou a encontrar ótimas receitas para ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stenner!
      Fico feliz que tenha gostado do curso e também do blog.
      Obrigada!
      Abs

      Excluir
  12. Oi, entrei teu blog por acaso pesquisando receitas para minha filha. Adorei achei fantásticas as receitas já fiz um pastel hj e ficou muito bom! Parabéns pelo blog e obg por compartilhar com todos suas receitas. Bjs Renata Oliveira, San José/ CR

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla ? Parabéns por esta iniciativa de criar E COLOCAR AQUI receitas sem glúten. Também não posso comer nada que contém glúten, por isso AMEI SEU BLOG. Pois eu não vi aqui no seu blog uma receita de pão de queijo. Portanto eu vou colocar aqui uma receita de pão de queijo que além de ser muito saboroso,não contém glúten, não leva ovos e é de baixa caloria.

    PÃO DE QUEIJO SEM GLÚTEN !!!

    INGREDIENTES:
    500 g de polvilho azedo
    1/2 kg de batata inglesa já cozidas e amassadas
    2 colheres de (chá) de sal
    150 ml de azeite
    150 ml de água

    PREPARO:
    Em um recipiente, misturar o polvilho azedo e o sal. Acrescentar o azeite e misturar. colocar a batata amassada e misturar novamente. Adicionar o polvilho e colocar a água aos poucos. Amassar com as mão até ficar uma massa homogênea. Moldar
    as unidades no tamanho desejado. Pré aquecer o forno por 10 min á temperatura 180 graus.Não é necessário untar a forma. Levar os pãezinhos ao forno aguardar até dourarem.Servir quente ou frio.

    Bom espero ter ajudado e espero que gostem . Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila!
      Que bom que gostou do blog. Obrigada pela receita. Assim que der um tempinho vou testá-la!
      Abs

      Excluir
  14. Olá , Adorei saber do seu site ,pois além de descobrir que estou com intolerancia a lactose e ao gluten ,também tenho pacientes que precisam de receitas sem leite e sem gluten e ja vou indicar seu site .
    Até agora so encontrei um pão de uma determinada empresa ,mais para bom ,do que os demais.
    VOU RECOMENDAR SEU SITE.
    A população come todos os dias a mesma coisa .Temos que variar os alimentos e substituir os produtos com farinha de trigo. Parabéns .Abraços Célia Regina


    ResponderExcluir
  15. Olá Célia Regina!
    Logo irá se adaptar a dieta. É necessário disciplina e muito planejamento. Eu congelo tudo! Os pães aqui do blog, depois de frios, podem ser fatiados, embalados e congelados. Retire somente as fatias que irá consumir no dia. O pão de mandioquinha é uma delícia. Dá uma olhadinha no marcador de pães que tem outras receitas sem lactose também. Faço os muffins e também congelo. Assim, sempre tenho lanchinhos a mão. Saio sempre com a casa nas costas, para evitar imprevistos! rs Mas também incluo frutas frescas e castanhas!
    Abs

    ResponderExcluir
  16. Olá , Carla !!!! Gostei muito do seu blog, estou iniciando uma dieta sem glúten e caseína com o meu filho de 4 anos, autista. Até aqui comprei apenas produtos industrializados, caros e sem sabor.Gosto muito de cozinhar e as suas receitas foram mais que uma luz no final do túnel. Muito obrigada por dividir conosco receitas tão saborosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa, boa noite!
      Que bom que gostou. Faço tudo com muito carinho!
      Aqui também tem receitas sem derivados do leite.
      Tenha paciência que logo se adaptará a dieta e aos novos ingredientes!
      Abs

      Excluir
  17. Carla,
    Parabéns pela pesquisa e dedicação. Seu blog é excelente!
    Gostaria de pedir um help seu: além de não poder consumir gluten, soja e lactose (todos por conta de uma doença auto imune ue estou começando a desenvolver), não posso consumir nada com açúcar (tenho diabetes tipo II). Existe alguma receita de pão sem esses ingredientes? Sei que estou pedindo algo impossível mas tentar não custa nada! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica, boa noite!
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog. Obrigada pelo carinho!
      Não é impossível preparar pães sem açúcar. Mas eu, pessoalmente, não testei essa adaptação.
      Para isso, é importante que saiba a função do açúcar na massa para poder observar as possíveis reações sem ele. O açúcar é o alimento do fermento, que é vivo e consome o açúcar para fermentar. O açúcar fornece a cor dourada à massa e ajuda reter a umidade.
      As farinhas e tubérculos, também tem seus amidos, que pode ser suficiente para a fermentação.
      Comece tentando o Pão de Mandioquinha aqui do blog. E proceda a fermentação conforme a dica (dentro do micro-ondas, como estufinha).
      Espero que consiga! Cozinha é teste, não desista nas primeiras tentativas.
      Abs

      Excluir
  18. Carla, que você tenha muita saúde pra continuar esse verdadeiro trabalho solidário publicando as receitas que cria. Esse site vale ouro!

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  19. Olá Carla! Fui recomendado a visitar seu Blog por uma amiga (e sua dermato, Dr. Renata) quando comentei com a ela a triste notícia que recebi essa semana que tenho intolerância a glúten... Resta saber como será a adaptação do novo estilo gastronômico de vida, ainda mais deixando mais de lado 3 grandes prazeres: Cerveja, pão e massas... Mas já vi no blog que tem existe muita vida (e saborosa!) com tudo isso! Parabéns pelo Blog e por esse trabalho que faz para todos os "intolerantes"! Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio!
      Seja bem-vindo!
      Respondi pelo Face.
      Gosto de dividir minhas receitinhas e mostrar que há como viver com muitas comidinhas gostosas mesmo com restrição alimentar.

      Abs

      Excluir
  20. Oi Carla, estou iniciando na Gastronomia e quero alinhar com alimentos funcionais e aproveitamento integral de alimentos. Voce tem alguma dica pra mim? Reginaldo Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reginaldo, boa tarde!
      Muito bom saber que quer preparar pratos saudáveis ;)
      Há uma pós graduação em Gastronomia Funcional na FAMESP em SP. E cursos livres na VP também em SP. Viu este de pães que vou ministrar no final de maio?
      Abs

      Excluir
  21. Oi Carla, adorei suas receitas, mais como aqui em casa tenho problemas também com o leite, queria saber se por acaso não teria uma receitas de brigadeiro sem leite sem glúten, eu normalmente faço a troca pelo leite de arroz da ISOLA BIO, mais ainda não acertei fazer o brigadeiro em bolinhas, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite!
      Sugiro a substituição por produtos a base de soja, pois estes tem a textura parecida com os com leite.
      Nunca testei, mas já vi comentários de pessoas que preparam o próprio creme de leite de castanhas. Se buscar no Google, talvez ache alguma. Também tem o blog da Duda (Sem glúten, por favor!), que tem algumas opções de substituições para lactose. :)
      Bjs

      Excluir
  22. Oi Carla, boa tarde
    Meu nome é Tatiana, sou nutricionista funcional e adoro suas receitas.
    Parabens!!!
    Sou intolerante ao Gluten e tenho uma irmã celiaca. Por isso me interesso muito pelos cursos de panificação.
    Me inscrevi na Pós de gastronomia funcional da FAMESP. Vc da aulas lá?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, boa noite!
      Fico feliz que goste das minhas receitas!
      Na FAMESP, sou docente convidada. Mas agora também sou aluna, pois achei esse curso tão interessante que resolvi cursá-lo. Então, não sei se enquanto sou aluna também atuarei como professora.
      Mas sobre cursos de confeitaria e panificação sem glúten, tenho turmas na Levain Escola de Panificação do Rogerio Shimura. Veja aqui na aba Cursos!
      Beijos

      Excluir
  23. Olá Carla! Boa tarde!

    primeiramente, parabéns por seu trabalho!

    Não sou celíaca, porém tenho sensibilidade ao glúten (o que grande parte das pessoas tem e não sabem). O glúten está associado a inúmeras doenças, entre elas a artrite reumatóide, o que é o meu caso. Deixei de ingerir glúten a cerca de 8 meses e a minha qualidade de vida e saude melhoraram significativamente. tenho pesquisado e lido muito, testato receitas e produtos (foi assim que descobri você). por conta disso, fiz a aquisição de uma máquina de pão caseira. Utilizo a goma xantana na farinha de arroz, o que torna a textura de pães e bolos muito melhor quando feitos no forno convencional.. o que tenho notado porém, é que o pão feito na máquina acaba ficando muito duro e seco, especialmente na casca e depois de frio.

    Você teria, por favor, alguma sugestão para me dar?

    desde já agradeço muito.

    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, bom dia!
      Obrigada!
      Você disse que utiliza a goma xantana na farinha de arroz... mas aqui no blog nunca utilizo somente a farinha de arroz, sempre em conjunto com alguma outra farinha.
      Dica: Siga a receita pelo peso, pois por medida caseira, deixa grande margem para erro.
      Depois de frio, é normal o pão ficar um pouco mais firme (por falto do glúten). A goma xantana serve para amenizar a falta do glúten, mas não substitui da mesma forma. Sempre que aquecido o pão ficará melhor.
      Abs

      Excluir
  24. Olá, Carla td bem!!!...gentileza, encaminhe a receita de pão de mandioquinha, Pq pelo site ele não consegui visualizar por completo.....aguardo e agradeço ..abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milene,, bom dia!

      Tive que tirar algumas receitas do blog, pois presenciei algumas pessoas utilizando-as para dar aulas na mídia ou até mesmo como conteúdo didático de apostilas, E SEM os devidos créditos. Isso pode se caracterizar como roubo de propriedade intelectual, já que tenho data de publicação. É um trabalho sério e de muito estudo, pesquisa e testes.
      Fiquei muito chateada e por pouco não tirei o blog do ar.
      Mas como o objetivo principal (além do meu trabalho) é o de ajudar as pessoas que tem restrições alimentares, as receitas retiradas foram pouquíssimas e o blog está no ar! :)
      Peço desculpas, pois é uma situação que acaba atingindo pessoas que nada tem relacionado.
      Espero que compreenda!

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.